VISITA DO VICE-PRIMEIRO-MINISTRO DA BELARUS MOVIMENTA A SEMANA BIELORRUSSA NO BRASIL

O Vice-Primeiro-Ministro Sr.Anatoly Kalinin, chefiou a Delegação Bielorrussa, que iniciou sua intensa atividade oficial no Brasil, no dia 27 de novembro de 2017, começando pela Capital Federal, com passagem por Goiânia e São Paulo, encerrando no dia 29, quando regressaram à Minsk, capital da Belarus.

Durante o primeiro dia, ocorreu a Primeira Reunião da Comissão Conjunta Bielorrusso-Brasileira sobre Cooperação Econômica. A parte bielorrussa da comissão foi chefiada pelo Vice-Ministro das Negócios Estrangeiros, Evgeny Shestakov. Representantes de empresas e agências governamentais bielorrussas participaram da Reunião. As partes concordaram com a importância de Reuniões regulares para o fortalecimento das relações bilaterais nas áreas econômicas e comerciais, e assinaram uma Ata. A próxima Reunião da Comissão deverá ser realizada em Minsk em setembro de 2018.

O Sr.Anatoly Kalinin teve uma carregada agenda em Brasília. Inicialmente se encontrou com o ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; com o Chefe do Gabinete do Governador do Distrito Federal, Sergio Sampaio, e com o Subsecretário Geral do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima.

Durante as reuniões, as partes discutiram questões de cooperação bilateral nas áreas de indústria, comércio, economia e turismo, bem como as possibilidades de aumento do comércio entre Belarus e Brasil.

Na segunda parte do dia, teve uma reunião com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, onde as partes discutiram o estado atual dos assuntos bilaterais nas áreas políticas e econômicas, bem como as possibilidades de cooperação no nível de organizações internacionais com o objetivo de aproximar os dois países nas questões da política internacional.

Em Goiás, no dia 28, a delegação visitou o DAIA (Distrito Agroindustrial de Anápolis), onde uma montadora de tratores bielorrussos pode estar situada e o Porto Seco de Anápolis, o maior centro logístico do Estado.

Em Goiânia, o Chefe da Delegação reuniu-se com o Ministro do Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás, Francisco Pontes, e o presidente da Federação das Indústrias de Goiás, Pedro Alves de Oliveira. As partes discutiram as possibilidades de cooperação entre a República de Belarus e o Estado Brasileiro nas áreas da agricultura e agroindústria, cooperação inter-regional, educação e cultura, ciência e tecnologia, turismo e esportes. Após a reunião no Palácio do Governador, foi assinado um Memorando de Intenção para criar uma montadora de tratores bielorrussos no estado de Goiás.

Em São Paulo, no dia 28, no Hotel Maksoud Plaza, foi realizado uma Rodada de Negócios e Matchmaking, com empresários brasileiros e bielorrussos, onde estavam presentes os Cônsules Honorários da Belarus Srs. Milton Atanazio (Florianópolis), Grigori Goldchleger (São Paulo) e Gilberto Corrêa Ferreira Ramos (Rio de Janeiro).

No dia 29, pela manhã em São Paulo, Anatoly Kalinin se reuniu com o Vice-Presidente da maior empresa aeronáutica brasileira, Embraer S.A., John Stephen Slattery. No âmbito da reunião, as partes discutiram as perspectivas de uma maior cooperação mutuamente benéfica entre a República de Belarus e a empresa brasileira.

À tarde, membros da delegação se reuniram com o Diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), onde foram discutidas as possibilidades de cooperação entre a Federação e a Câmara de Comércio e Indústria de Belarus. No final da reunião, membros da Delegação, participaram do Fórum de Negócios “Brasil-Belarus”, organizado com o apoio da FIESP.

No âmbito do Fórum, foram feitas apresentações do potencial econômico da República de Belarus e das empresas do país, foram realizadas negociações com representantes dos círculos empresariais do estado de São Paulo e dos outros Estados convidados para o evento. Foram assinados vários contratos comerciais, incluindo o Memorando de Cooperação entre a Câmara de Comércio e Indústria de Belarus e a Câmara de Comércio e Indústria “Belarus-Brasil”.

Brasil e Belarus estabeleceram relações diplomáticas em 1992. Nos últimos anos, as relações aprofundaram-se com a abertura recíproca de embaixadas em Brasília (2010) e Minsk (2011). O intercâmbio bilateral entre o Brasil e a Belarus somou 441 milhões de dólares em 2016.

Share

Deixar uma Resposta