VIETNÃ CELEBRA DATA NACIONAL

O embaixador Do Ba Khoa e a embaixatriz Nguyen Thi Thu Van receberam na noite de 19 de setembro, no Clube do Exército em Brasília, os convidados para a comemoração dos 73 anos da Proclamação da República Democrática do Vietnã, que hoje é conhecido como República Socialista do Vietnã, olhando o futuro com otimismo.

Entre os presentes estavam vários embaixadores de outras missões diplomáticas no Brasil, empresários, membros do Ministério das Relações Exteriores e outros órgãos do governo brasileiro e da sociedade civil.

O Subsecretário-geral da Ásia e Pacífico, do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Henrique da Silveira Sardinha Pinto discursou parabenizando o Vietnã e o embaixador Do Ba Khoa, fez a saudação brindando a todos com uma taça de vinho.

O PAÍS

Abençoado pelas belezas naturais – O Vietnã, todavia é mais conhecido pelo passado sangrento. A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja.

Somente em 1975, a guerra chegou ao fim, com um saldo de mais de 58 mil mortes de soldados dos EUA e 2 milhões de vietnamitas. No dia 2 de julho de 1976, o Vietnã foi reunificado, adotando o regime socialista com o apoio da União Soviética.

O Vietnã é um país longo e estreito que ocupa a costa oriental da península da Indochina, sobre o Golfo de Tonkin e o Mar do Leste e tem uma área de cerca de 332 mil quilômetros quadrados. Fica no sudoeste asiático e faz fronteira com a China, o Laos e o Camboja.

O clima é quente e chuvoso. Predominam as florestas tropicais e a rede hidrográfica é muito rica. A parte norte é mais elevada. Há dois deltas importantes, o do Rio Vermelho, ao norte e do Rio Mekong, ao sul, que também abriga exóticos mercados flutuantes.

.

Viagem pelo Vietnã

A cada dia a identificação com a guerra perde espaço para um país repleto de belezas naturais, habitado por um povo gentil e hospitaleiro, que invade as cidades com suas bicicletas e que adora o Phò, uma espécie de sopa feita com macarrão de arroz. Aliás, o Vietnã é o segundo maior exportador de arroz do mundo.

As cidades mais importantes do país são: Ho chi Minh, Danong e Hanói, antiga Saigon, e hoje capital do Vietnã. Há 160 km dali está uma das mais belas baias do mundo, Patrimônio Mundial da Unesco desde 1993.

Cozinha vietnamita

A cozinha vietnamita é rica, variada e, apesar de praticamente desconhecida no Brasil, é tão saborosa como a tailandesa. Tanto os bons restaurantes como as barracas de rua apresentam uma incrível miríade de sabores, cores e aromas, com fortes influências da grande comunidade chinesa, da Malásia e também da vizinha Tailândia.

FOTO:

Tenente-Coronel Pham Van Phuong, Adido Adjunto de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico; o jornalista Milton Atanazio e Sr. Do Ba Khoa, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Vietnã.

 

Share

Deixar uma Resposta