Vice-ministro das Negócios Estrangeiros de Belarus Evgeniy Shestakov visita o Brasil

No período de 7 a 9 de julho de 2017, o Vice-ministro das Relações Exteriores da República de Belarus Evgeniy Shestakov, visitou a Capital Federal, cumprindo uma agenda de encontros

Shestakov participou de reunião no Itamaraty com o subsecretário Geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Santiago Irazabal Mourão onde foram tratados temas como cooperação internacional, promoção comercial e cultural, com destaque a assinatura do Memorando de entendimento entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República de Belarus e o Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil sobre a criação da Comissão Conjunta Belarussa-Brasileira de Cooperação Econômica.

No MInistério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, esteve com o secretário executivo Marcos Jorge de Lima, onde discutiram a cooperação em áreas de petróleo e gás, agricultura, engenharia mecânica, como também a perspectiva de criação de empresas comuns.

As relações comerciais entre Belarus e Brasil, completam 25 anos e são bem estabilizadas. As relações diplomáticas estão consolidadas e caminham para um incremento substancial no comércio em futuro próximo. Belarus é um grande importador de açúcar, ferro, tabaco, couro e frutas e exporta adubos, tecidos e máquinas. Existe um grande potencial para os dois países.

O vice-ministro destacou que o Belarus faz parte da União Econômica Eurasiática (UEE) que é uma união econômica dos Estados localizados principalmente no norte da Eurásia. Um tratado que foi assinado em 2014 pelos líderes da Bielorrússia, Cazaquistão e Rússia, e entrou em vigor em 1 de janeiro de 2015.

Atualmente, a organização é composta pela Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia. O objetivo principal da UEE é modernizar e elevar a competitividade das economias nacionais, criar condições para um crescimento econômico estável e o bem-estar dos povos dos países-membros.

No sábado, dia 8 de julho, o vice-ministro também participou de reunião na embaixada de Belarus,   com os cônsules honorários da República de Belarus  na República Federativa do Brasil, Milton Atanazio (Florianópolis) e Grigori Goldchleger (São Paulo),  acompanhado do embaixador da Belarus no Brasil Aleksandr Tserkovsky, e a presença dos diplomatas Ilya Lutsky e Aleksandr Shkatulov, onde foram avaliadas estratégias para um um novo impulso ao desenvolvimento das relações bilaterais com o Brasil nas áreas de economia e comércio. Após o encontro a comitiva participou de um almoço, onde o vice-ministro pode apreciar a culinária brasileira, uma vez que já estava encantado com a arquitetura do Distrito Federal.

 

Share

Deixar uma Resposta