Turquia comemora Data Nacional com festejo grandioso

Um grande número de empresários, jornalistas, membros do corpo diplomático do Brasil, autoridades civis e militares, foram recepcionados pelo embaixador da Turquia SE Ali Kaya  Savut e seu staff diplomático, na noite de ontem (26) na sede de sua embaixada em Brasília.

O motivo da festividade justificava a preparação deste evento grandioso – a data da Proclamação da República que é comemorada em 29 de outubro (a proclamação oficial da república em 1923).

Este país, que é uma república parlamentarista, localizado no sudeste da Europa e a oeste da Ásia, tem como capital a cidade de Ancara e cidades principais como: Istambul, Esmirna, Adana e Bursa.

Possui uma economia diversificada em áreas como pecuária, mineração, indústrias e produtos agrícolas. Tem o 15º maior PIB PPC (Paridade do Poder de Compra) do mundo e o 17º o maior PIB nominal. O país é membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do G20. O setor do turismo tem experimentado um crescimento rápido nos últimos 20 anos, e constitui uma parte importante da economia.

As relações diplomáticas entre o Brasil e a Turquia tiveram início com a assinatura do Tratado Bilateral de Amizade e Comércio (1858). Houve significativo estreitamento dos laços bilaterais na primeira década do século XXI. O lançamento de voos diretos Istambul-São Paulo da Turkish Airlines em 2009 mudou a percepção da distância geográfica entre os dois países e contribuiu para um melhor reconhecimento entre os dois povos.

No campo econômico, as relações entre o Brasil e a Turquia também viram grande crescimento na última década. Entre 2011 e 2012, o comércio bilateral cresceu 900%, alcançando US$ 2,1 bilhões.

Vários outros aspectos marcam a relação Brasil-Turquia: a paixão pelo futebol brasileiro, refletida na grande presença de jogadores do Brasil em equipes turcas; o crescimento do turismo, impulsionado pela inauguração de voo sem escalas Istambul-São Paulo, em 2010; e o intercâmbio cultural, com exemplos que vão da literatura à teledramaturgia.

O Embaixador Ali Kaya Savut, nascido em Istambul teve sua formação secundária concluída na St. Joseph French High School e formou-se em Economia na Universidade de Bordeaux. Iniciou sua carreira no Ministério das Relações Exteriores e assumiu postos na Argélia, Nova York, Portugal, Ottawa, Paris, Chipre e em organismos como a ONU e OTAN. Foi designado Embaixador da República da Turquia para o Brasil em novembro de 2016.É casado e tem dois filhos.

 

jornalista Fabiana Ceyhan, cônsul honorário da Bielorrussia Milton Atanazio e embaixador da Turquia SE Ali Kaya Savut

 

 

Share

Deixar uma Resposta