ENTREVISTA COM O SE EMBAIXADOR TOUFIK DAHMANI DA ARGÉLIA

 A Argélia é um país do norte da África cujo nome oficial é República Popular e Democrática da Argélia. Sua capital e cidade mais populosa da Argélia é a cidade de Argel, na costa do Mediterrâneo.

Com a divisão do território sudanês que possibilitou o surgimento do Sudão do Sul, a Argélia se tornou o maior país da África em extensão territorial.

A Argélia possui duas línguas: o árabe e o berbere. A mais falada é o árabe, que é usada por 85% da população. Apesar de não ser uma língua oficial, o francês é extensamente falado no país.

A grande maioria dos argelinos segue a religião islâmica. A Argélia é juntamente com Líbia, Nigéria e Angola um dos países africanos que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). É dona da sétima maior reserva de gás do planeta, além de segundo maior exportador do produto.

A Argélia passou mais de 130 anos sob dominação francesa. Foi invadida em 1 830 e só conseguiu proclamar a independência em 1 962, depois de uma luta sangrenta que durou anos. O país foi dominado durante anos por um partido único, a Frente de Libertação Nacional.

Ao contrário do que acontece em muitos países islâmicos, as mulheres argelinas conquistaram um espaço proeminente na sociedade. Só para se ter uma ideia, elas representam 70% dos advogados e 60% dos estudantes.

 Relações diplomáticas com o Brasil

Brasil e Argélia estabeleceram relações diplomáticas em 1962, ano em que foi instalada a Embaixada do Brasil em Argel. Em 2002, o fim da guerra civil argelina deu margem ao aprofundamento das parcerias para cooperação bilateral e para aumento dos fluxos comerciais.

Entrevista exclusiva com o embaixador

A jornalista Fabiana Ceyhan, editora do Brasília in Foco, fez com exclusividade a entrevista com o Embaixador Toufik Dahmani, na qual convidamos a leitura no link abaixo:

https://goo.gl/3jYRx1

Share

Deixar uma Resposta