Cerimônia de doação de livros do Cazaquistão movimenta a Biblioteca Nacional de Brasília

POR MILTON ATANAZIO

O embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República do Cazaquistão Sr. Kairat Sarzhanov e o Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, Sr.Carlos Alberto Ribeiro de Xavier foram os protagonistas principais da cerimônia de doação de livros procedentes do Cazaquistão, ocorrida em 02 de outubro de 2018, no prédio da Biblioteca Nacional, na região central de Brasília.

Dezenas de convidados e frequentadores da biblioteca, presenciaram a cerimônia de entrega, bem como os acordos assinados entre a Biblioteca Nacional da República do Cazaquistão, de Astana, capital da República do Cazaquistão e o Governo do Distrito Federal, em Brasília.

O embaixador Kairat Sarzhanov abriu a cerimônia informando aos presentes que a Biblioteca Nacional da República do Cazaquistão, com a assistência do Ministério da Cultura e Esporte da República do Cazaquistão, em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão está implementando um projeto internacional para a abertura dos Centros de literatura e a cultura Cazaque nas bibliotecas nacionais de estados estrangeiros. Hoje, os Centros de literatura e cultura Cazaque estão abertos em mais de 20 países.

Este projeto é implementado no âmbito do programa estadual do processo de modernização avançada iniciado pelo Presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev no seu artigo “Curso para o futuro: modernização da identidade do Cazaquistão” e destinado a promover o patrimônio literário do Cazaquistão, história e cultura do povo cazaque, bem como conquistas do nosso estado nas esferas econômica, política e social.

Kairat destacou que a modernização da identidade do Cazaquistão inclui a especificação de um cronograma para a transição da língua cazaque para o alfabeto latino até 2025, traduzindo os 100 melhores livros didáticos sobre as humanidades para o idioma cazaque e traduzindo obras literárias cazaques para idiomas mundiais, promovendo locais sagrados nacionais do Cazaquistão. Esperamos que a implementação desses projetos de modernização não apenas demonstre a abertura do Cazaquistão ao mundo, mas também integre ainda mais o Cazaquistão à comunidade internacional.

Segundo Sarzhanov,”Estou muito honrado em apresentar este projeto no Brasil e em nome da Biblioteca Nacional do Cazaquistão, doar para Biblioteca Nacional de Brasília 200 edições de literatura histórica e popular sobre o Cazaquistão e obras de poetas cazaques e escritores de prosa no Cazaque, Russo, Inglês e Espanhol e tenho a satisfação de destacar que estamos lançando este projeto aqui em Brasília no ano do 25º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre nossos países e ainda que somos muito gratos à Biblioteca Nacional de Brasília por aceitar esta coleção. Acredito que os leitores da Biblioteca de Brasília poderão aprender mais sobre a história do Cazaquistão, nossa capital – Astana, cultura, costumes nacionais, esportes, educação e natureza”, complementa.

“Esperamos que, no futuro, a literatura cazaque seja traduzida para o português. Nós já estamos trabalhando nisso e esperamos apoio para tornar a cultura cazaque ainda mais próxima para o povo do Brasil.

O evento de hoje é uma ótima oportunidade para introduzir a cultura cazaque, estabelecer um diálogo intercultural e acredito que, a partir de agora, estaremos mais conectados, apesar da enorme distância geográfica”, finaliza o embaixador.

Segundo Carlos Xavier, representante do Governo do Distrito Federal que recebeu a doação,“ Essa doação abre caminho para um maior relacionamento cultural entre o Cazaquistão e o Brasil, sendo de extrema importância para a cidade de Brasília”, encerra.

FOTOS DO EVENTO (ARQUIVO VOX)

 

Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República do Cazaquistão Sr. Kairat Sarzhanov , do Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília Sr.Carlos Alberto Ribeiro de Xavier e do Editor-chefe da Revista VOX jornalista Milton Atanazio.
O diretor da Biblioteca Nacional de Brasília Sr.Carlos Alberto Ribeiro de Xavier e o embaixador da República do Cazaquistão Sr. Kairat Sarzhanov ,

 

Share

Deixar uma Resposta