CAZAQUISTÃO COMEMORA O FERIADO “NAURYZ  MEIRAM”

*Com a colaboração da jornalista Fabiana Ceyhan

Por ocasião do feriado “NAURYZ  MEIRAM”, que comemora a grande festa do renascimento e da primavera, o embaixador da República do Cazaquistão Sr. Kairat Sarzhanov e Sra. Gulzhana convidaram para a celebração, um seleto grupo composto por diplomatas, jornalistas e empresários, para um almoço de amizade, que ocorreu no dia de ontem (22) na sede da embaixada, no Lago Sul de Brasília.

O embaixador agradeceu a presença de todos e enfatizou a tradição da comemoração do feriado, que é o mais amado e há muito esperado entre as pessoas, tendo uma história de mil anos e é celebrado fora das preferências étnicas ou religiosas.

Nestes dias, a alegria tem uma raiz nas almas das pessoas. Durante o feriado, as pessoas visitam-se mutuamente, perdoam queixas antigas e desejam aos vizinhos bem-estar e felicidade. Nauryz lembra da importância de tais valores eternos como caridade e assistência mútua, observa Sarzhanov.

Chamou a atenção para o fato de que Nauryz é um símbolo de confiança, amizade, fraternidade e estabilidade do país cazaque. Todas as transformações no Cazaquistão têm um objetivo – há abundância e estabilidade em todas as casas e em todas as famílias. A mensagem é de que todos tenham a oportunidade de trabalhar pacificamente pelo país, educar seus filhos e alegremente conhecer um novo dia. Isto é conseguido pelo trabalho, que é fornecido pelo estado, garante o embaixador Sarzhanov.

O país

Foi a última das repúblicas soviéticas a declarar independência após a dissolução da União Soviética, em 1991; o atual presidente,   Nursultan Nazarbayev, é o líder nacional desde então. O governo pratica uma política externa equilibrada e trabalha para desenvolver a sua economia, especialmente a sua indústria de hidrocarbonetos.

O Cazaquistão começou uma séria renovação, como foi anunciado pelo presidente Nursultan Nazarbayev, o Terceiro Programa de Modernização é um deles, no qual estão previstas reformas dos sistemas político e econômico. Fizeram importantes alterações à Constituição que melhoram a administração pública. As garantias de sua independência tornam-se mais fortes, a unidade e o consentimento serão consolidados. Isso permitirá olhar com confiança para o futuro e superar os desafios do desenvolvimento moderno do mundo.

FOTOS: Fabiana Ceyhan

O embaixador da República do Cazaquistão Sr. Kairat Sarzhanov
O embaixador da República do Cazaquistão Sr. Kairat Sarzhanov

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Milton Atanazio (Cônsul Honorário da Belarus), Abdoulaye Idrissa Wagne (Embaixador da República Islâmica da Mauritânia), David Solomonia (Embaixador da Geórgia) e Elkan Polukhov (Embaixador do Azerbaijão)
Milton Atanazio (Cônsul Honorário da Belarus), Abdoulaye Idrissa Wagne (Embaixador da República Islâmica da Mauritânia), David Solomonia (Embaixador da Geórgia) e Elkan Polukhov (Embaixador do Azerbaijão)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share

Deixar uma Resposta