Cazaquistão comemora Data Nacional

A recepção oficial por ocasião do Dia do Primeiro Presidente e Dia da Independência da República do Cazaquistão foi realizada no Brasil

Em 1 de dezembro de 2017, a Embaixada do Cazaquistão no Brasil realizou uma recepção oficial por ocasião do Dia do Primeiro Presidente e Dia da Independência da República do Cazaquistão.

O evento ocorreu na capital do Brasil no salão cerimonial “Royal Tulip” com a presença dos senadores do Congresso Nacional, representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros e outras agências estatais do Brasil, círculos empresariais, chefes de missões diplomáticas e internacionais organizações credenciadas no Brasil, comunidades acadêmicas e representantes de mídia.

Em seu discurso, o Embaixador do Cazaquistão no Brasil, Kairat Sarzhanov, observou que hoje o Cazaquistão é um país com grande significado geopolítico, cujas conquistas, bem como iniciativas internacionais, são reconhecidas pela comunidade mundial. O embaixador enfatizou que, em tão breve período histórico, o Cazaquistão alcançou um sucesso político e econômico notável devido à visão estratégica, política sábia e equilibrada do Líder da Nação – o Presidente da República do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev. “Hoje, estamos entre os 50 países mais competitivos do mundo, e até 2050 procuramos entrar nos 30 maiores países mais desenvolvidos. Este é o nosso objetivo estratégico, para alcançar o que continuamos a realizar reformas econômicas e políticas de grande escala, a terceira modernização do Cazaquistão, incluindo a modernização da identidade nacional, que integrará ainda mais o país na comunidade internacional”, – o diplomata Cazaquistão disse.

De acordo com o Embaixador, este ano também marcou a celebração do 25º aniversário do serviço diplomático do Cazaquistão. “Atribuímos grande importância ao desenvolvimento das relações com os países da região da América do Sul e estamos comprometidos com uma parceria bilateral mutuamente benéfica e cooperação ativa no âmbito de organizações internacionais”, – enfatizou o embaixador.

O alto representante do Ministério dos Relações Exteriores do Brasil, o Chefe do Departamento da Ásia Central, do Sul e Oceania Sr. Ari Quintella felicitou todos os Cazaques. Em seu discurso, ele saudou as conquistas do Cazaquistão, inclusive na área de política externa, enfatizou que o Cazaquistão é o primeiro país da região a se tornar um membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, bem como a participação bem sucedida do Exposição especializada internacional EXPO-2017 em Astana. O Sr. Quintella expressou sua esperança de que no próximo ano, o ano do 25º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e o Cazaquistão, será ainda mais frutuoso e contribuirá para a intensificação dos contatos mútuos em todas as áreas-chave da cooperação bilateral.

Como parte do evento festivo, a imagem e os materiais informativos foram distribuídos entre convidados; foi lançada uma exposição de fotos temáticas sobre as principais realizações do Cazaquistão. O desempenho de grupos locais de dança e dupla instrumental suscitou particular interesse do público. A recepção foi acompanhada pela promoção sobre o património natural, cultural e arquitetônico do Cazaquistão e as belezas da música nacional Cazaque.

*Com informações do site oficial da Embaixada do Cazaquistão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share

Deixar uma Resposta