Belarus comemora o dia da Independência

Da Redação

O dia 3 de julho é a principal data nacional da Belarus — Dia da Independência da República da Belarus. Para os belarussos este dia tem o significado duplo. Tornou-se como um símbolo da Belarus jovem — do estado que tem a idade um pouco mais de duas décadas. E, ao mesmo tempo, como um símbolo da história de mil anos do povo belarusso, que muitos séculos conserva e resguarda as suas terras.

A Belarus comemora a festa principal do estado no dia da libertação da capital de Minsk dos nazistas.

É uma data muito importante na história de Belarus: o dia da libertação de Minsk dos invasores nazistas em 1944. Este dia é uma homenagem ao brio, virtude e glória, a expressão da união e da solidariedade do povo belarusso.

A Grande Vitória foi alcançada a um preço terrível para o país: durante a ocupação nazista, em Belarus foram mortas cerca de 3 milhões de pessoas, ou um terço da população.

As novas gerações de belarussos fizeram uma proeza igualmente significativa: criaram um país com uma economia socialmente orientada, agricultura desenvolvida, ciência avançada, revitalizando as tradições nacionais e a rica cultura.

Mais importante ainda é que não houve um único conflito étnico ou religioso no país, Belarus atual é um exemplo europeu de paz e estabilidade.

No cenário mundial, Belarus consolidou firmemente o status de um país pacífico que sabe, por experiência própria, o quanto custa manter a paz e o seu ponto de vista, não perder a voz nas condições atuais de conflitos políticos pela liderança.

Um lugar importante na política externa de Belarus ocupa o fomento de diálogo equalitário e de cooperação plena com todos os nossos parceiros internacionais, inclusive o Brasil.

Em 2018, o volume de comércio belarusso-brasileiro ultrapassou 700 milhões de dólares norte-americanos. Continuamos desenvolvendo a cooperação na área de petroquímica, metalurgia ferrosa, engenharia mecânica e têxtil. Belarus adquiriu um lote de aviões brasileiros da Embraer e as negociações para novos fornecimentos estão em andamento.

Este ano se finalizam as atividades voltadas à ratificação do Acordo de Cooperação na Área de Educação entre os nossos países, a cooperação na área da cultura e do turismo continua avançando.

De 21 a 30 de junho, Minsk abrigou os II Jogos Europeus. O evento contou com a participação de mais de 4 mil atletas de 50 países que competiram em 15 modalidades esportivas.

Belarus atual é um país que olha para o futuro, seguindo firmemente o caminho escolhido para alcançar o objetivo mais importante – uma Belarus próspera, um país que não ameaça ninguém, no qual se valoriza a paz, a estabilidade e o bem-estar.

O embaixador da Belarus no Brasil, Sr. Aleksandr Tserkovsky e a embaixatriz Tatyana Tserkovskaya receberão os convidados para a comemoração festiva amanhã (dia 2).

Com informações da Embaixada da Belarus.

Share

Deixar uma Resposta