Arábia Saudita celebra sua data nacional

O embaixador do Reino da Arábia Saudita, senhor Hisham Sultan Alqahtani, ofereceu ontem (25) no Espaço Porto Vitória em Brasília , com sua mulher, um jantar para convidados, onde comemoraram a Data Nacional do Reino da Arábia Saudita (23), que contou com a presença de autoridades, empresários, jornalistas, diplomatas e especialmente convidado o presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, o Senador Fernando Collor de Mello.

Dados

O território da Arábia Saudita, localizado na Península Arábica, ocupa uma área de 2.149.690 km2, onde vivem cerca de 25,7 milhões de habitantes. O regime de governo é a monarquia absoluta. Sua independência foi declarada no dia 8 de janeiro de 1926. A Arábia Saudita é país de origem da religião islâmica. Milhões de seguidores dirigem-se todos os anos a Medina e Meca, consideradas cidades sagradas.

Com a segunda maior reserva de petróleo e a sexta maior reserva de gás natural do mundo, a Arábia Saudita é classificada como uma economia de alta renda pelo Banco Mundial e possui o 19º maior PIB do mundo. Por ser o maior exportador mundial de petróleo, o país garantiu sua posição como um dos mais poderosos do mundo, além de também ser classificado como uma potência regional e de manter sua hegemonia regional na Península Arábica.

O país é membro do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo Pérsico, da Organização da Conferência Islâmica, do G20 e da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Parceiro comercial

Brasil e Arábia Saudita estabeleceram relações diplomáticas em 1968. Em 1973, o Brasil abriu Embaixada em Gidá e a Arábia Saudita abriu Embaixada em Brasília. Em 1986, no contexto da transferência da capital saudita para Riade, a representação diplomática brasileira foi transferida para esta cidade.

O jornalista Milton Atanazio, o embaixador do Vietnã no Brasil Do Ba Khoa e o Senador Fernando Collor de Mello, presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado Federal
A jornalista Fabiana Ceyhan do Portal e Revista Brasilia in Foco, jornalista Liz Elaine da Revista Embassy Brasilia, embaixador do Vietnã Do Ba Khoa, cônsul honorário da Belarus Milton Atanazio e a jornalista Ana Cunha da Rede Globo

 

A Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio e é nosso segundo fornecedor de petróleo no mundo, atrás apenas da Nigéria. Em 2012, o comércio bilateral superou US$ 6 bilhões. Anteriormente dominadas por produtos agrícolas, sobretudo carnes e açúcar, as exportações do Brasil para a Arábia Saudita passara incluir, desde 2005, produtos de alto valor agregado, graças à venda de aviões da Embraer.

 

Share

2 Respostas para “Arábia Saudita celebra sua data nacional”

  1. Dina Chaves

    Parabéns pela publicação da Data Nacional da Arábia Saudita com ótimo conteúdo jornalístico e das principais personalidades presentes.

    Responder

Deixar uma Resposta